Top 9 Armas de Resident Evil

Pistolas, espingardas e outras armas de destaque na série de terror!

Pra aniquilar um exército zumbi, só mesmo com um arsenal à disposição! Bem-vindos ao nosso Especial Resident Evil, celebrando o melhor da revolucionária franquia survival horror até o lançamento de Resident Evil Village.

Neste Top 9, vamos ranquear algumas das principais armas que já passaram pelas mãos de Chris, Jill e o resto do povo. Pistolas, espingardas, lança-foguetes e até ovos podres (hein?) fazem parte da seleção letal da série.
As armas a seguir não são necessariamente as mais potentes, mas as de maior destaque.

Nossos critérios são a satisfação ao usar a arma (impacto, feedback e dano) e sua relevância no jogo. Também vamos variar os tipos de armas, sem repetir a mesma categoria.

Melhores armas de Resident Evil

Resident Evil não seria tão divertido se as armas não fossem interessantes, e nesse sentido, até os jogos mais fraquinhos da série merecem elogios, preocupando-se com o realismo de armas conhecidas na vida real e com o valor de entretenimento das que foram criadas especificamente para o universo Resi.

Bora?

Importante: este artigo contém spoilers.

9. Rocket Launcher (vários)

Rocket Launcher de Resident Evil

As icônicas contagens regressivas no final de cada Resident Evil têm um protagonista em comum: o lança-foguetes. Um tiro desse troço possui força suficiente pra exterminar a última ameaça da missão de vez.

A série costuma oferecer um Rocket Launcher infinito como recompensa se o jogo for zerado em tempo recorde. Convenhamos, se a gente consegue chegar no fim rápido assim, o lança-foguetes nem é mais uma coisa tão necessária. Dito isso, passear pelo mapa com um canhão portátil e ilimitado é quase uma terapia.

8. Handcannon (Resident Evil 4)

Handcannon de Resident Evil 4

Várias Magnum merecem um espaço na lista, do Revolver original à refinada Lightning Hawk. Desde o primeiro jogo da série, a Magnum é sempre a arma que procuramos racionar ao máximo visando confrontos mais intensos.

A Handcannon de Resident Evil 4 vale a menção especial por ser o prêmio de uma conquista dificílima: o domínio do modo Mercenaries.

A arma é integrada à campanha principal com sua própria munição (reconhece o Z?) e o maior poder de fogo do jogo excluindo o Rocket Launcher.

7. TMP (Resident Evil 4)

TMP de Resident Evil 4

Uma das armas mais versáteis em Resi 4, a TMP é uma metralhadora altamente customizável e disponível já no começo da missão de Leon.

A TMP tem excelente custo-benefício, sendo capaz de ‘preparar’ o inimigo para golpes de contexto com apenas uma bala. A arma ainda pode ter seu valor de dano e recuo melhorados significantemente através de upgrades.

Outras machine-guns fazem papel parecido, mas nenhuma com o mesmo efeito e tão cedo no jogo.

6. Flash Grenade (vários)

Flash Grenade de Resident Evil

As granadas são ferramentas indispensáveis nos Resi modernos, frequentemente salvando a vida do jogador em situações que parecem perdidas. Escolhemos a variante Flash como representante da categoria por sua flexibilidade.

Além de deixar os inimigos tontos por alguns instantes, a Flash Grenade gera uma chance ‘grátis’ para desferir um golpe de contexto, e também mata Plagas e seus derivados instantaneamente.

Nada mal pra uma bolota azulzinha que nem ocupa tanto espaço no inventário.

5. Survival Knife (Resident Evil moderno)

Survival Knife Resident Evil Moderno

Peraí. Trocentas armas em quase três décadas de Resident Evil e cês vão escolher justo o palito de dentes?

Sim! A Survival Knife sempre foi um último recurso nos jogos antigos da série, mas nos Resi modernos é uma aliada fundamental. A faca ajuda a acumular dano em inimigos caídos no chão, quebra barris e conserva munição em geral.

A arma é ótima em Resident Evil 4, 5, Revelations 2 e nos remakes de Resi 2 e 3.

Se quiser calcular o estrago real da lâmina, pergunte a Krauser. O chefão não lida nada bem com cortes.

4. Striker (Resident Evil 4)

Striker de Resident Evil 4

Nada mais satisfatório em videogames que chegar perto do inimigo e estourar a cachola dele com um sonoro BOOM, né?

Shotgun é outra categoria com uma porrada de armas que poderiam representar o grupo todo sem polêmica. Riot Gun, Hydra, a Shotgun customizada de Resi 2; não faltam ótimos exemplos. Mas nós decidimos pela Striker por dois motivos.

O primeiro é seu upgrade exclusivo, essencialmente um banco de munição. 100 de capacidade é bala pra caramba, e ajuda a liberar espaço na attaché case que, nesse ponto do quarto ato do jogo, já tá bem entupida.

O segundo motivo, esse mais técnico, é uma glitch chamada Ditman. Ao mirar a Striker e abrir o inventário antes que a animação de mira seja finalizada, o jogador pode trocar de armas e, ao retomar o gameplay, Leon terá sua velocidade dobrada. Correr, subir escadas, usar a faca, reload, tudo fica ridiculamente mais rápido.

O Ditman é fácil de ativar, e funciona em todas as versões de Resi 4. Claro, como toda glitch, há um pequeno risco de causar alguma bagunça em colisão de objetos ou algo do tipo, mas esse truque é seguro na imensa maioria das situações.

Tenta lá e diz pra gente nos comentários como foi!

3. Grenade Launcher (vários)

Grenade Launcher de Resident Evil

Mais uma arma conhecida por sua versatilidade. A Grenade Launcher pode carregar diversos tipos de explosivos, com incríveis seis granadas distintas em Resident Evil 5.

Rounds de fragmentos, inflamáveis, ácido, nitrogênio e até Flash; a variedade dos lança-granadas é tamanha que faz outras armas parecerem antiquadas. As criaturas em Resident Evil tipicamente possuem fraquezas por elementos, o que a nossa estreante do pódio tira de letra.

Outra vantagem nas G. Launchers é a capacidade quase ilimitada em jogos clássicos. Se Jill ou Claire encontrar 80 rounds de granadas por aí, a arma pode carregar todos os 80 de uma só vez, conservando um espaço precioso no inventário.

2. Rifle [semi-auto] (Resident Evil 4)

Rifle Semi-Auto de Resident Evil 4

Disputa acirrada entre os dois rifles de Resident Evil 4 e um ou outro em jogos sucessores. No final optamos pelo semi-auto de Resi 4, pela rapidez no reload e aquele zoom que dá pra ver até espinha nos inimigos.

Os rifles do quarto jogo também podem ser equipados com um scope térmico que detecta Plagas no corpo dos temidos Regenerators.

Rifles são essenciais na fase moderna da série. As salas geralmente são grandes, com inimigos visíveis à distância e ainda sem notar nossa presença. O Kojima sabe que Solid Snake tinha um rival na Capcom?

Menção honrosa ao Anti-Material Rifle, exclusivo a Piers em Resi 6, com alto poder de fogo e já de cara tunado com mira térmica. O único problema da arma é… bem, Resident Evil 6. Fica difícil aproveitar todas aquelas funções legais do rifle nas salas chapadas do sexto jogo.

Mas isso é um papo pro nosso Top 9 piores jogos da série.

1. STI Eagle 6.0 (Resident Evil 3: Nemesis)

STI Eagle 6.0 de Resident Evil 3: Nemesis

Em Resident Evil 3, o jogador tem o tempo todo uma escolha nítida entre encarar Nemesis ou fugir. A STI Eagle 6.0 é uma das recompensas por ficar e lutar.

E que recompensa! A Eagle 6.0 atira muito mais rápido que a Samurai Edge e tem chance consideravelmente alta de dano crítico. Nem mesmo Nemesis aguenta uma sequência de tiros dessa belezura.

Handguns são nosso feijão com arroz na parte inicial dos jogos, até o surgimento de monstros mais resistentes. O diferencial da Eagle 6.0 é justamente sua capacidade para acompanhar Jill até o fim da aventura, como se fosse uma arma avançada.

E aí, qual seria a sua seleção de armas? A Samurai Edge no lugar da Eagle, ou a Shotgun customizada de Resi 2 em vez da Striker? Comenta aí!

Quer mais Especial Resident Evil? Confira nosso Top 9 personagens da série, e uma visita nostálgica à versão do diretor do Resident Evil original.

Até mais!

Zerados Recentemente

Mande sua Opinião!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui