Top 9 Chefes de Resident Evil

Quem é que manda mais no exército de armas biológicas da Umbrella?

Se os monstros comuns em Resident Evil já perturbam o nosso sono, imagina os chefes? O Top 9 da vez no Especial Resident Evil vai listar alguns dos manda-chuvas mais ilustres da série até aqui.

Com tantos jogos e vilões inesquecíveis, fica difícil chegar num ranking definitivo. Mas a ideia aqui é escolher batalhas que representam bem o survival horror da Capcom, seja pela importância do vilão naquele jogo, na série em geral, ou pelo nível de qualidade da luta em si.

Melhores chefes Resident Evil

Ah, quer um bônus? Este artigo também vai ensinar como enfrentar cada um desses monstros. Vamos lá!

Aviso: o artigo contém spoilers.

9. Neil (Resident Evil: Revelations 2)

Neil (Resident Evil: Revelations 2)

O executivo da TerraSave e colega de Claire em Revelations 2 se revela um monstro asqueroso e perigoso. E isso mesmo antes de se transformar fisicamente.

Neil é o melhor chefe de Revelations 2, destacando-se pela intensidade da batalha e, principalmente, pela escolha no desfecho da luta. As cenas finais do jogo mudam dependendo de qual personagem pega a arma para executar o chefe. A decisão que eventualmente leva à conclusão verdadeira em Rev 2 mostra ainda uma importante superação pessoal de Moira Burton.

Como enfrentá-lo: Posicione-se perto de um dos containers inflamáveis espalhados pela arena e desvie da corrida do monstro; ele acaba socando o tanque e causando uma explosão.

Fique ali próximo à ‘poça’ de fogo para que Neil continue acumulando chamas em seu corpo, até que ele vá se refrescar num dos canos de água. Aí é só atirar no ponto fraco.

8. Verdugo (Resident Evil 4)

Verdugo (Resident Evil 4)

“Seu braço direito sai?”, disse Leon em um de seus vários momentos John McClane em Resi 4. Não é só Dead Space que tem um protagonista fã de Duro de Matar.

Leon se referia a Verdugo, um dos seguranças particulares de Ramon Salazar. Verdugo é um monstro com aparência ameaçadora, certamente inspirado em Alien e Predador ao mesmo tempo.

O visual já serve pra rasgar a psíque dos gamers pra vida toda, e o bicho ainda por cima é rápido e possui um exoesqueleto impenetrável.

A perseguição de Verdugo é uma das poucas partes em Resident Evil 4 que remetem ao medo visceral da série clássica. Toda a sequência a partir do esgoto na visão do chefe é de arrepiar, e a luta em si é puro caos, no melhor sentido da palavra.

Como enfrentá-lo: Verdugo não é vulnerável a ataques comuns; é necessário derrubar tanques de nitrogênio líquido antes, para congelar o monstro, e então usar sua arma mais potente.

Há uma estratégia alternativa e surpreendentemente consistente: corra! Depois de mais ou menos quatro minutos, o elevador chega e Leon pode deixar o local sem gastar uma balinha sequer.

7. Super Tyrant (Resident Evil 2 Remake)

Super Tyrant (Resident Evil 2 Remake)

A versão final de Mr. X em Resident Evil 2 Remake, conhecida oficialmente como Super Tyrant, é também a sua mais violenta. Com o braço extra infectado e mais veloz que o stalker original, o Super Tyrant faz bem o papel de último desafio na sangrenta campanha de Leon.

A luta só dura alguns minutos, contados no tradicional reloginho do desespero que aparece em todos os jogos da série. Se Leon sobreviver o tempo suficiente, Ada joga um Rocket Launcher para que o novato do RPD finalize o chefe.

Como enfrentá-lo: Qualquer dano ao Super Tyrant diminui o tempo necessário até Ada chegar. Granadas são uma boa estratégia aqui: alterne entre Hand Grenades para machucar o chefão e Flash para segurá-lo o quanto for preciso.

Use uma dessas granadas também quando Mr. X iniciar seu ataque de morte instantânea, que é sempre precedido por uma pose especial.

6. Krauser (Resident Evil 4)

Krauser (Resident Evil 4)

Depois de uma luta toda no conforto dos eventos quick time, chegou a hora de encarar Krauser na raça mesmo.

A batalha começa em um labirinto onde o ex-parceiro de Leon nos espera em cantos diferentes do mapa com uma nada amigável metralhadora. Os encontros aqui são breves, mas desafiadores. Em seguida, os dois lutões resolvem levar as desavenças para o telhado de uma das construções ali.

E é lá que Krauser anuncia sua transformação final. Mais um chefe com braço infectado, mais um chefe com timer na tela, mais um chefe veloz demais para o protagonista. O jeito é se adaptar e reagir aos ataques com sabedoria e precisão.

A propósito, vocês também acham que o braço de Krauser lembra a Sparda, de Devil May Cry? Não duvido esse ter sido um resquício de quando as duas produções eram uma só.

Como enfrentá-lo: Faca! Sério mesmo, a faquinha é a fraqueza de Krauser. Mesmo na dificuldade Professional, cerca de quinze facadas são suficientes pra derrubá-lo.

5. Jill (Resident Evil 5)

Jill (Resident Evil 5)

O encontro com Jill é menos uma luta e mais um angustiante apelo de Chris pela recuperação da amiga. Jill, ciente de suas ações mas sem poder controlá-las, faz acrobacias, pula e corre atormentada pela arena enquanto Chris e Sheva tentam conversar e acalmar a heroína.

A preocupação de Chris com Jill é tocante, e integrada ao gameplay através de um simples comando de voz. O comando não parece afetar a luta, mas é comovente testemunhar a agonia dos ex-companheiros tentando achar um jeito de se comunicar, e ainda com a nossa participação.

Como enfrentá-la: Posicione-se atrás de Jill e use o prompt para segurá-la. O personagem parceiro vai atirar no dispositivo no coração de Jill – o computador é bom de mira, não se preocupe – e arremessá-la ao chão.

Chegue perto dela novamente e acione o prompt para tentar arrancar o dispositivo com a mão. Provavelmente não vai acontecer logo de primeira, mas na segunda ou terceira vez o aparelho sai.

4. Um foguetório para Wesker (Resident Evil 5)

Wesker (Resident Evil 5)

Em sua participação mais marcante na série, como mencionamos em Top 9 personagens de Resident Evil, Wesker finalmente se tornou um vilão de gameplay e não somente de cutscenes. O segundo dos três confrontos com o ex-líder dos S.T.A.R.S. acontece em um extenso hangar repleto de mísseis.

A luta é bastante interativa, como todas em Resi 5, com elementos no cenário que podem ser utilizados tanto pelo jogador como pelo chefe.

E a empolgante trilha sonora virou marca registrada do antagonista, aparecendo até em Marvel vs. Capcom 3.

Como enfrentá-lo: Apague as luzes do mapa uma a uma, pegue o Rocket Launcher (disponível ali mesmo) e atire nas costas de Wesker.

Enquanto ele briga com o foguete, acerte seu rosto com a pistola. A munição do Rocket Launcher deve ser recarregada manualmente; vá até a caixa de foguetes e insira um novo míssil.

Repita o processo mais uma ou duas vezes, e depois aproxime-se do chefe e siga o prompt da injeção.

3. G3 (Resident Evil 2 Remake)

G3 (Resident Evil 2 Remake)

Um dos aprimoramentos notáveis no novo Resi 2 foi o redesign dos chefes, mais capazes e exigentes que suas versões originais.

G3, a terceira forma na trágica transformação de William Birkin, é talvez o chefe que demanda mais destreza, resistência e poder de reação no jogo, e também o mais gratificante.

A batalha se passa no clímax da aventura, no laboratório NEST, e conta ainda com uma bela trilha orquestrada.

Como enfrentá-lo: Os golpes de G3 são todos telegrafados. Observe o comportamento de Birkin e procure oportunidades para destruir cada olho; é possível acertar todos eles com a mira fixa.

Com Leon, use o Flamethrower ou até mesmo a faca para atingi-lo depois de arrancar seus olhos, e repita o processo.

Claire tem um método muito mais fácil: Acid Rounds. É só atirar uns 30 desses, o vilão nem consegue se mexer.

2. A vingança de Tyrant (REmake)

Tyrant (REmake)

No laboratório da Umbrella, Wesker nos explica todo o seu plano maligno – como qualquer vilão que se preze – e revela aos protagonistas a arma biológica mais mortal de todas: o Tyrant. Depois de uma luta até que tranquila naquela mesma sala, Jill e Chris procuram uma saída antes que a mansão exploda.

E que sorte! Brad atendeu o chamado dos heróis e já tá pertinho dali no helicóptero. Agora é só correr até o telhado, e… putz. Que barulho é esse no chão?

Tyrant sobreviveu! Mais ágil e contando com o apoio sempre maldito da contagem regressiva, Tyrant cerca os S.T.A.R.S. remanescentes e, pelo jeito das coisas, só nos resta esperar pelo pior.

A segunda luta contra Tyrant é uma recompensa exclusiva ao final bom do jogo. Peraí, chamam um troço repulsivo desses de ‘recompensa’? Tá louco. Eu quero é acordar desse pesadelo logo!

Como enfrentá-lo: Desvie dos ataques do Tyrant como puder, usando o que tiver de mais pesado em seu arsenal pra ferir o experimento da Umbrella.

Poucos minutos depois, Brad, nosso medroso favorito, joga um Rocket Launcher do alto de seu helicóptero para Jill e Chris. Aí é só alegria. Mas acerte dois mísseis; o primeiro normalmente é rebatido pelo chefe.

1. Resto de Nemesis (Resident Evil 3: Nemesis)

Nemesis (Resident Evil 3: Nemesis)

O fim da obsessão de Nemesis pelos S.T.A.R.S. está próximo. Na fábrica desativada, última área do jogo, Jill consegue acesso a um depósito de resíduo tóxico para onde a agente RPD atrai o Perseguidor.

O diferencial dessa luta tá na estratégia a seguir.

Como enfrentá-lo: Viu aquelas torneiras de ácido demonstradas pelo próprio Nemmy na cena de introdução? Atire ou acerte-as com a faca e, se Nemesis for atingido pelo líquido, seu braço simplesmente corrói e cai do corpo dele.

Repita o método e a cabeça do coitado cai também, resultando em uma triste (porém satisfatória) imagem do monstrão andando pra lá e pra cá sem a menor direção. Um terceiro banho de ácido é vitória certa para Jill.

Tem chefe demais pra escolher, né? Ainda poderíamos ter incluído o horripilante U3, de Resi 4, El Gigante no mesmo jogo, ou até o choque entre Jill e Nemesis na Clock Tower em Resident Evil 3 Remake, por mais decepcionante que aquela área – ou o que sobrou dela – tenha sido no título recente.

Se quiser ler sobre os monstros ‘menores’ da série, confira o Top criaturas de Resident Evil. Ou as Top armas que ajudam a aniquilar tanto os inimigos comuns como os chefões que mandam na p#[email protected] toda.

Até mais!

Zerados Recentemente

Mande sua Opinião!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui