Top 9 Cenas de Resident Evil

As cenas mais memoráveis dos gigantes do survival horror

Modo cinematográfico on! Nosso Especial Resident Evil segue com um ranking das melhores cenas da franquia de terror.

Mesmo quando o desenrolar da narrativa não é do agrado da maioria, como em Resident Evil Zero, por exemplo, fica claro pelo valor de produção das cutscenes que a história é sempre uma prioridade para os designers. E as cenas são recompensas invariavelmente bem-vindas pelos instantes de pavor que passamos no caminho até ali.

Melhores cenas em Resident Evil

Seja com gráficos pré-renderizados ou modelos 3D que só mexem um braço e nada mais, as nove cenas a seguir eternizaram personagens, eventos e diálogos no coração dos fãs e merecem todas as homenagens.

Aviso: este artigo contém spoilers.

9. Pai (Resident Evil Code: Veronica)

Pai (Resident Evil Code: Veronica)

Em uma das cenas mais impactantes de Code: Veronica, o jogo nos desnorteia com sua versão de um clássico dilema zumbi: o que você faria se uma pessoa próxima fosse infectada?

Steve Burnside, testemunhando a trágica transformação do pai enquanto o último avança em direção a Claire, toma a decisão mais difícil.

A sequência termina com uma terna conversa entre os dois amigos, com Steve compreensivelmente vulnerável e Claire trazendo a compaixão que a caracteriza desde sua primeira participação na série.

8. Em carne e osso (Resident Evil)

Em Carne e Osso (Resident Evil)

Tanto o Resident Evil original como o REmake mandaram bem demais em seus vídeos de abertura. Decidimos homenagear o primeiro pelas memoráveis performances live action, que juntam terror e humor meio sem querer e o resultado é sensacional. As telas de apresentação dos personagens, repletas de pose e fogo (hã?), são a cereja do bolo.

Em tempo: os nomes desses atores live action nunca foram revelados, nem nos créditos. O canal de YouTube ‘Whang!’ tem feito um trabalho interessante de pesquisa, caçando o elenco um por um e mostrando por onde eles andam hoje em dia.

7. Calamidade com elegância (Resident Evil: Outbreak)

Calamidade com Elegância (Resident Evil: Outbreak)

O melhor momento em Resident Evil: Outbreak acontece antes mesmo de termos controle sobre os personagens do jogo.

A cena de introdução é surpreendentemente delicada para uma série cheia de sangue e partes decepadas. O vídeo mostra a disseminação do vírus pelos esgotos de Raccoon City e o confronto de William Birkin com os agentes da Umbrella, tudo a partir do ponto de vista de um rato. A belíssima trilha sonora complementa o pacote.

6. Cidade fantasma (Resident Evil 2)

Cidade Fantasma (Resident Evil 2)

Chegando em uma deserta Raccoon City, o policial Leon Kennedy e a irmã de Chris Redfield, Claire, são atacados por um grupo de pessoas inexplicavelmente agressivas.

Os dois conseguem escapar dos ataques num carro de polícia, trocando poucas palavras até que um caminhão-tanque desgovernado literalmente passa por cima da viatura. Jogados um pra cada lado da explosão, os protagonistas decidem se encontrar na delegacia.

A abertura de Resi 2 funciona tanto pela força narrativa como para nos apresentar ao inovador sistema de cenários do jogo.

5. Extermínio (Resident Evil 3: Nemesis)

Extermínio (Resident Evil 3: Nemesis)

A perseguição de Nemesis a Jill Valentine termina ao mesmo tempo que um míssil nuclear se aproxima da cidade. Ô diazinho complicado, hein?

Já a bordo de um helicóptero que chegou misteriosamente para resgatá-la – reconhecem o piloto? –, Jill observa com uma mistura de alívio e condolência a aniquilação completa de Raccoon City.

Prédios, veículos e pessoas são varridos pelo fogo como se fossem poeira, e Jill promete a si mesma que os dias de Umbrella estão contados.

4. Primeiro contato (Resident Evil)

Primeiro Contato (Resident Evil)

A viradinha de cabeça do primeiro zumbi em Resident Evil figura fácil entre os momentos mais memoráveis da história dos videogames. Uma cena simples, eficiente e que representa bem o pesadelo que estamos prestes a enfrentar.

O próprio Shinji Mikami fez referência à icônica cena em sua obra de terror mais recente, The Evil Within. Prestem atenção no primeiro zumbi encontrado por Sebastian!

3. Pobre Brad (Resident Evil 3: Nemesis)

Pobre Brad (Resident Evil 3: Nemesis)

O personagem-título de Resi 3 aparece já no início, em uma violenta cena envolvendo nosso medroso favorito: Brad Vickers.

Programado para rastrear os membros sobreviventes dos S.T.A.R.S., Nemesis encurrala o piloto na entrada da delegacia de Raccoon City e assassina o coitado de algum jeito que deve ter sido excruciante pela expressão no rosto de Jill. Eu é que não queria ver o que ela viu. Nem sentir o que Brad sentiu.

Em seguida, Nemesis foca a sua mira em Jill e nos dá uma amostra do seu extenso vocabulário.

Além de ser muito bem conduzida, a cena escancara o tom da aventura sem nem conceder a gentileza de um tempinho pra absorvermos o que acabou de acontecer com nosso amigo. É uma porrada no estômago mesmo.

Manda aí nos comentários: vendo essa apresentação de Nemmy pela primeira vez, vocês escolheram fugir ou encarar o monstro?

2. Malformação de G (Resident Evil 2)

Malformação de G (Resident Evil 2)

O confronto entre William Birkin e os agentes da Umbrella participa pela segunda vez na lista, agora na versão Resi 2.

A cena mostra a emboscada do Serviço Secreto da Umbrella no laboratório de Birkin em busca do G-Virus e a reação do cientista ao injetar o vírus no próprio corpo – em suas palavras, o trabalho de uma vida inteira.

De quebra, ainda descobrimos como a epidemia se alastrou por Raccoon City.

1. X-Jill (Resident Evil)

X-Jill (Resident Evil)

Alguém aí tinha dúvida?

No Resident Evil original, Jill passou por alguns eternos segundos de desespero visceral ao ser quase esmagada por uma tonelada de concreto à la Tom & Jerry, e a reação de Barry, o Sensível, foi esta:

“Você quase virou um sanduíche de Jill.”

Sabe o pior? Jill concordou e riu junto. Uma coisa é certa: não dá pra falar que esses dois não têm senso de humor.

E a gente, é claro, agradece pelo momento inesquecível.

Tem tanta cena bacana nesses jogos que fica difícil escolher só 9. Mas acho que essa seleção retratou bem a série. Um pouco de trama, um pouco de terror, um pouco de humor. Ficou faltando um representante dos Resi modernos, talvez. Que cês acham?

Já que estamos em modo cinematográfico, confira também o Top 9 personagens de Resident Evil.

Até mais!

Zerados Recentemente

Mande sua Opinião!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui