Top 9 Criaturas de Resident Evil

O terror vem em várias formas! Quais serão as piores de todas?

As criaturas de Resident Evil, conhecidas no cânon da história como armas biológicas, são marcas inquestionáveis da criatividade da série.

De cachorros babões sem metade do focinho a gosmas ambulantes com um olho gigante nas costas, o que não falta aqui é imaginação – e nojeira, convenhamos.

Nossos critérios de escolha pra essa lista são a importância do inimigo para a série, independentemente da sua letalidade, e quanto medo o bicho bota na gente, porque é claro que bota.

Decidimos excluir chefes como Birkin e Nemesis desta vez, mas não se preocupem, eles têm sua própria lista: Top 9 chefes de Resident Evil.

Melhores criaturas de Resident Evil

Ah, um bônus: este Top 9 também vai ensinar como enfrentar cada um desses monstros. Bora?

Aviso: este artigo contém spoilers.

9. Cerberus

Cerberus Resident Evil

Os doguinhos merecem um salve por terem sido a primeira criatura que aparece em toda a franquia, antes mesmo dos zumbis.

Seu nível de agressão e defesa mudam conforme o jogo. Os dogs no primeiro REmake são os inimigos mais irritantes em toda a aventura. Já na trilogia original, eles servem mais como estopim de sustos do que como ameaças reais ao jogador.

Como enfrentá-los: Qualquer coisa funciona. Handgun é uma boa, simples e eficaz.

8. Mimicry Marcus

Mimicry Marcus Resident Evil

Resident Evil Zero é meio preguiçoso no design das suas criaturas, com versões grandes de animais já existentes e um ou outro monstro reciclado de jogos anteriores. O único inimigo que demonstra um esforço criativo na prequel é essa cópia nojenta do Dr. James Marcus.

Formado por centenas de sanguessugas que assumem a aparência do pesquisador da Umbrella, o Mimicry Marcus se movimenta cambaleando e ataca com um de seus braços esticados à la Dhalsim.

A animação também é perturbadora e lembra muito stop-motion, o que combina bem com o mote ‘antigo’ de Zero.

Como enfrentá-los: Use fogo. Molotov Cocktails – com Rebecca, que os arremessa melhor – ou Flame Rounds funcionam. Mas sinceramente, é menos complicado e mais econômico correr deles, até mesmo na dificuldade Hard.

7. Garrador

Garrador Resident Evil

O aprendiz de Wolverine em Resi 4 tem uma fraqueza mais óbvia que o super-herói da Marvel: ele não enxerga. Mas isso não o impede de ser um dos monstros mais perigosos no passeio europeu de Leon. Sua audição é hipersensível, e suas garras são mortais, decepando o jogador quase sem fazer força.

Garradores têm moral de mini-chefes em Resident Evil 4. São pouquíssimas as lutas contra eles, mas o jogo é inteligente na distribuição desses inimigos e ao oferecer variações a cada encontro, como a jaula e dois monstros de uma só vez.

Como enfrentá-los: Ande devagar e atire na Plaga nas costas do Garrador. É possível iniciar uma corrida pra chamar a atenção do inimigo e imediatamente desviar do golpe dash, fazendo com que o Garrador prenda a garra na parede por alguns segundos.

6. Crimson Head

Crimson Head Resident Evil

Agora acharam um jeito de transformar zumbis em mortos-mortos-vivos? Tô fora.

Matar um zumbi no primeiro REmake não tira o inimigo do jogo necessariamente: o corpo fica ali no chão, mesmo que a gente explore outras regiões da casa. Minutos depois, o cadáver levanta e ressurge como Crimson Head, mais forte e ágil.

Os Crimson Heads trazem uma dinâmica interessante ao design, incentivando o jogador a planejar melhor o seu caminho pela mansão e a sempre ter em mente os corpos ainda espalhados por aí.

Como enfrentá-los: O ideal é nem permitir que esses demônios apareçam. Evite matar zumbis, mas se acontecer, queime os cadáveres antes que os Crimson acordem. Se tiver que lutar mesmo, use Shotgun ou Grenade Launcher.

5. Dr. Salvador

Dr. Salvador Resident Evil

O símbolo do caos em Resi 4 é um tio com uma serra elétrica na mão e um saco de batata na cabeça.

Chegar perto de Dr. Salvador é morte certa: basta um toque da serra elétrica e Leon é decapitado sem piedade. A animação da cabeça arrancada, aliás, é coisa de pesadelo.

Como enfrentá-los: Munição pesada, de preferência na cabeça, ou Hand Grenades. A Handgun consegue se virar mirando bem na cuca deles; um prompt de golpe de contexto aparece eventualmente depois de certo dano.

4. Regenerator

Regenerator Resident Evil

Monstro mais assustador da fase moderna da série, o Regenerator é exatamente o que o nome diz: um inimigo com poder de regeneração.

Não adianta atirar na perna, no peito, onde for; o Regen vai recuperar a parte perdida e reverter todo o dano em alguns segundos. Sua respiração ofegante e o andar errático definitivamente não ajudam a aliviar a tensão.

Como enfrentá-los: Procure o Infrared Scope no freezer da ilha militar e use-o com um rifle. A mira termal indica as Plagas no corpo do Regen, e aí é só remover um por um com o próprio rifle.

3. Licker

Licker Resident Evil

Lickers foram introduzidos em Resident Evil 2 como uma das fases avançadas na mutação do G-Virus. A aparência desse inimigo é talvez a mais asquerosa em nossa lista: carne viva, língua alongada, cérebro exposto e garras afiadas.

Os Lickers costumam engatinhar pelo teto e pelas paredes, e são completamente cegos, usando a língua e o som para detectar presas.

Como enfrentá-los: Use Shotgun ou Grenade Launcher no Resi 2 original. No Resident Evil 2 Remake, é melhor passar por eles devagarinho sem perturbar.

2. Hunter

Hunter Resident Evil

Chris e Jill acabaram de encontrar a chave que abre as últimas portas da Mansão Spencer. E uma notícia melhor ainda: a casa está praticamente limpa de zumbis! Agora é só voltar, abrir as portas, e…

… peraí. Que ceninha nova é essa? Por que a câmera tá correndo rápido desse jeito? E que mão reptiliana é essa, benzadeus?

Os Hunters são criaturas perigosíssimas que geralmente substituem os inimigos comuns na segunda metade do jogo. Seus passos aterrorizantes estabelecem o tom da nova ameaça, bem como o look bizarro que parece uma mistura de gorila e réptil.

Além disso, um golpe desses caras pode tirar a vida do jogador se sua energia não estiver próxima ao máximo.

Como enfrentá-los: Shotgun, Grenade Launcher, Magnum; o que tiver de munição pesada, dependendo do jogo.

1. Zumbi

Zumbi Resident Evil

O inimigo mais simples da série é também o mais memorável. Resident Evil não seria o mesmo sem a familiaridade assustadora de pessoas comuns que foram tragicamente infectadas pelo vírus e vagam pelo mapa sem consciência própria.

Seus ataques são previsíveis e eles não são muito rápidos, mas ainda assim, encarar um grupo de zumbis sem o preparo ideal é tão arriscado quanto ser perseguido por um Hunter ou por Nemesis.

Como enfrentá-los: Se tomar a distância certa, até a Handgun vai bem. Use Shotgun de perto, e mire na cabeça.

Vale uma menção honrosa a Ganados e Majinis, inimigos básicos de Resi 4 e 5, que fazem o combate moderno brilhar desde os primeiros minutos de jogo.

Ficou faltando alguém? Quais são seus monstros favoritos (ou mais odiados) nos Resi? Manda aí nos comentários!

Para outros momentos estrelados por zumbis e cia., veja nosso Top 9 sustos de Resident Evil, ou as Top 9 armas mais recomendadas pra acabar com as criaturas de vez.

Até mais!

Zerados Recentemente

Mande sua Opinião!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui