Top 9 Personagens de Resident Evil

Confira nossa homenagem aos heróis e vilões mais marcantes da série!

De 1996 até hoje, passaram tantos personagens únicos pelo universo Resident Evil que a gente ficou meio na dúvida sobre o ranking quase até o momento da publicação.

O elenco dos mestres do survival horror é variado, com heróis e vilões que já chegaram a se tornar favoritos do público antes mesmo do lançamento dos jogos – como Lady Dimitrescu agora em Resident Evil Village.

Resident Evil conta ainda com o privilégio de ter cinco ou seis personagens principais, revezando seus protagonistas com frequência e oferecendo a todos a oportunidade de se desenvolver no estrelato do terror.

Ah, aviso importante: este artigo contém spoilers.

Melhores personagens de Resident Evil

Nossa lista possui representantes de quase todos os jogos principais da série. Venha conosco relembrar Chris, Jill, Leon e o resto da turma caçadora de armas biológicas!

9. Hunk

Hunk

Hunk é um sobrevivente profissional. Não se sabe muito sobre o agente do Serviço Secreto da Umbrella, mas o mistério só reforça seu status de lenda. Hunk ganhou o apelido Sr. Morte graças à sua eficiência e sorte em situações de risco, como o sangrento confronto com William Birkin que resultou na disseminação do vírus pelos esgotos de Raccoon City.

Apesar do pouco espaço nas histórias, Hunk apareceu em diversos jogos da série, incluindo seu memorável mini-cenário The 4th Survivor e o modo Mercenaries em Resident Evil 4, que estabeleceu o neckbreaker como sua assinatura no combate.

8. Nemesis

Nemesis

S.T.A.A.A.A.R.S.!

O Groot dos games só precisou de uma participação para se tornar o vilão mais aterrorizante da série. Esta versão avançada do Tyrant, originada em um projeto que visava aprimorar a inteligência das armas biológicas, foi tão imediatamente impactante que já teve o seu nome eternizado no título do jogo.

O bicho é tipo o Freddy Krueger, dá um medo só de existir em nossa consciência. E a gente passa o jogo todo esperando sua próxima aparição, que com certeza virá com um daqueles sustos que levam o coração até o céu da boca.

Pobre Brad…

7. Ada Wong

Ada Wong

A enigmática agente dupla surgiu tecnicamente já no primeiro jogo, com uma pequena referência a seu nome em uma das senhas no laboratório.

Desde então, Ada teve participações importantes em Resident Evil 2, 4 e 6, além do remake de Resi 2, comandando sua própria campanha no quarto e no sexto jogo.

Retratada como a femme fatale da série, Ada sempre passa a impressão de ter intenções ocultas e de estar muito mais informada que os protagonistas, trabalhando pelas sombras e observando a ação à distância na maior parte do tempo. Mas a agente também chegou a demonstrar um outro lado mais humano, em especial nas suas interações com Leon.

(Em tempo: quem é que coloca só o primeiro nome de um conhecido como password? Três letras, ainda! Onde tavam os bots insultando a força da senha do moço?)

6. Barry Burton

Barry Burton

Ah, sim! Barba Burton, o especialista em armas do S.T.A.R.S., viveu um pesadelo ao ter sua família ameaçada por Wesker no jogo inaugural e se ver obrigado a colaborar com o vilão. Arrependido, Barry se redimiu e ajudou Jill a desmascarar Wesker no fim. E depois mais uma vez ao resgatá-la em Raccoon City, momentos antes da explosão nuclear que dizimou a cidade. Ufa!

Em sua última aparição até aqui, Barry viajou para Sejm Island em busca de Moira, sua filha e uma das heroínas de Revelations 2.

E como mencionamos em nosso Top 9 Jogos de Resident Evil, só as falas de Barry já o colocariam entre os personagens mais sensacionais da franquia, né? Jill deve agradecer o amigo até hoje por tê-la presenteado com uma arma “bem poderosa, especialmente contra coisas vivas”. Perfeito.

5. Albert Wesker

Albert Wesker

Se Nemesis foi o monstro mais aterrorizante da série, Albert Wesker fez o mesmo papel na esfera dos humanos. Bem, se é que já existiu algum traço de humanidade ali.

Apresentado como líder dos S.T.A.R.S. em Resident Evil 1, Wesker teve seus planos descobertos e acabou sofrendo uma transformação bastante curiosa do primeiro ao (seu) último jogo.

O vilão foi infectado por um vírus que deu a ele poderes sobrenaturais, tornando-o praticamente um personagem de Matrix. Na minha opinião, uma decisão acertada que o fez destoar de outros malvadões mais clichês da série.

A caracterização de Wesker em Resident Evil 5 – e outros cameos como Marvel vs. Capcom 3 – virou sua marca própria, com o sobretudo preto, óculos, os movimentos impossivelmente rápidos e a atuação de voz distinta de D.C. Douglas.

4. Leon S. Kennedy

Leon S. Kennedy

Leon estreou em Resident Evil 2 com a inocência e o nervosismo de um jovem no início da carreira, lidou bem com o caos que foi obrigado a encarar, e eventualmente evoluiu para veterano que não perde a piada.

Apesar do tom questionável da história em Resi 4, a personalidade leve e simpática de Leon ajuda o jogador a se identificar com o protagonista e destaca o personagem em meio a um mar de heróis com impulsos parecidos até então.

3. Claire Redfield

Claire Redfield

Dá pra notar um padrão na trajetória de Claire: a heroína cuidou de Sherry em Resi 2, foi meio babá de Steve e ajudou Rodrigo em Code: Veronica, e esteve ao lado de Moira durante Revelations 2. Isso sem contar sua incansável busca pelo irmão, que durou dois jogos inteiros.

A ternura é a sua principal qualidade, algo que Claire compartilha sem deixar que passem por cima dela. E ela manja da ação também. Quem é maluco de encarar uma biker furiosa com um lança-granadas na mão?

2. Chris Redfield

Chris Redfield

O protagonista que mostrou mais vulnerabilidade na série até agora foi Chris Redfield. Seu carinho por Jill e a dor de vê-la ‘enfeitiçada’ por Wesker foram tocantes em Resi 5, bem como a luta contra o alcoolismo no sexto jogo.

Chris sempre manteve uma postura séria, ao contrário de outros heróis mais brincalhões. A determinação e a consideração por amigos e família são os traços mais notáveis de sua personalidade.

Vamos ver como o Homem-Soco se sai em Village. Pelos trailers, parece que Chris vai ter um destaque considerável na nova sequência.

1. Jill Valentine

Jill Valentine

Jill é uma estrela forte desde a sua estreia no primeiro Resident Evil. Tem inteligência, coragem e jogo de cintura para encarar qualquer situação – as Live Selections em Resi 3 refletem muito sua personalidade –, e pelamor, né, a mulher destruiu Nemesis sozinha.

Mesmo o novo Resident Evil 3, que não foi um grande sucesso como remake, trabalhou bem os traços de Jill como uma líder firme, que não leva desaforos e ao mesmo tempo tem sensibilidade e discernimento sobre as pessoas ao seu redor.

A Mestre do Desbloqueio é a cara da série, e uma das personagens mais icônicas de qualquer jogo. Fica a torcida pra uma apariçãozinha que seja em Resident Evil Village!

Deixamos de fora muita gente boa (e má) como Rebecca, Piers, Krauser, William e Annette Birkin. Quem sabe vem uma continuação dessa lista por aí!

Quer mais invasão zumbi? Confira nosso Top 9 Sustos na Série Resident Evil, ou a disputa entre os estilos de Resident Evil Clássico vs. Moderno.
Até mais!

Zerados Recentemente

Mande sua Opinião!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui