Top 9 Sustos de Resident Evil

Boo! Confira os momentos mais horripilantes da aclamada série de terror

Preparados para mais uma viagem pelo mundo dos mortos-vivos? Bem-vindos ao nosso Especial Resident Evil, que celebra personagens, jogos e tudo sobre os maiores inovadores do survival horror, por todo o mês de abril – e um cadim de maio – até o lançamento de Resident Evil Village.

No artigo de hoje, vamos relembrar alguns dos instantes mais medonhos da série. Tem janela quebrada, tem criaturas aterrorizantes e tem muito som alto que toca em meio segundo, rapidinho, só pra provocar calafrios na galera.

Maiores sustos de Resident Evil

Nossa lista tem maioria absoluta de representantes dos jogos clássicos, o que não deve ser grande surpresa para os fãs. Os Resi antigos são apreciados não só pela experiência de gameplay, mas também pelo ritmo cuidadoso que culmina em momentos como os seguintes.

Ah, e fica o aviso: este artigo contém spoilers.

9. Mãos (Resident Evil 2)

Mãos (Resident Evil 2)

Resident Evil 2 não perde tempo pra iniciar sua maratona de sustos. Leon e Claire ainda estão se familiarizando com o mapa da delegacia, quando…

CREDO! Uma fileira de mãos se espalha pelas janelas de um dos corredores. Que agonia passar ali com aquele monte de mãos tentando agarrar o personagem, mesmo o espaço sendo mais que suficiente. Bravo, Kamiya-san.

Um detalhe bacana sobre essa sequência é que o modelo dos braços ‘sem manga’ foi criado exclusivamente pra esse susto. Não são partes de nenhum zumbi que enfrentamos no jogo.

8. Passou do ponto (Resident Evil 4)

Susto em Resident Evil 4

O Ganado conhecido como Oven Man – ou Homem Forno – é lembrado até hoje por sua pequena, mas marcante ponta em Resident Evil 4. Em um segmento estranhamente calmo no ato final, Leon explora o que algum dia já foi uma cozinha. Eis que…

AAAH! Um cara pegando fogo sai de dentro de um forno e corre desesperado em direção ao protagonista.

Oven Man é eficiente também por estarmos completamente desacostumados a sustos em quase todo o jogo.

Resident Evil 4 nem tenta disfarçar seu foco na ação, e instantes como esse acabam surpreendendo mais que qualquer perigo de gameplay até ali – ao menos no contexto do terror.

7. O silêncio da inocente (REmake)

Susto em REmake

O trágico destino de Lisa Trevor deu origem a uma das revelações mais apavorantes da série.

Jill e Chris encontram a saída no fundo da mansão e percorrem o único caminho disponível até uma pequena cabana. Lá, os protagonistas se deparam com sinais recentes de atividade, como uma fogueira acesa, até que são surpreendidos com uma pancada na cabeça.

Quando acordam…

AAAH! Que diacho é aquilo? Uma criatura algemada, vestida com uma máscara humana, talvez duas? E seria aquilo uma máscara mesmo, ou…?

Tá doido. Acho que eu vou tirar uma folga desse artigo e jogar Mario ou Kirby um pouco.

6. Gato Mia (Resident Evil 7)

Escada em Resident Evil 7

Na escala de terror, pode-se dizer que Resident Evil 7 atingiu seu ápice no começo da história.

A casinha introdutória ainda carregava um ar de mistério mais voltado ao sobrenatural, meio Bruxa de Blair, como apontamos em nosso Top 9 jogos de Resident Evil. Apesar da boa execução de Resi 7 em outros aspectos, essa aura foi se desmanchando no decorrer da experiência.

Uma pena, porque aquela sequência de possessão e repossessão de Mia poderia facinho preencher todo este Top 9.

Mas se for pra escolher um só, vamos com o instante em que Ethan resolve descer a escada para o porão e, de repente, não temos controle sobre o personagem. É então que…

AAAH! Mia surge engatinhando pela escada, feito espírito de filme de terror japonês. E se essa visão não era suficiente, Mia ainda completa a cicatriz emocional pulando na nossa cara.

Não, obrigado.

5. Cuidado! Cão bravo (Resident Evil)

Cachorro Resident Evil

Os doguinhos já foram retratados como terríveis ameaças na abertura do Resident Evil original – Joseph 🙁 –, e até por consequência daquela apresentação sangrenta, o clássico susto do corredor tem um efeito ainda maior.

Jill e Chris exploram o lado leste da mansão, até que…

CRASH! Um cachorro quebra a janela e pula pra dentro do casarão. A música intensa ‘não ajuda’ e só faz a gente querer chispar dali o mais rápido possível.

4. Janela indiscreta (Resident Evil 3: Nemesis)

Janela Resident Evil 3: Nemesis

O apelido oficial de Nemesis é Pursuer, ou Perseguidor, e o monstro faz jus à alcunha. Ainda no começo de Resident Evil 3, Jill faz uma visita ao RPD para – é claro – pegar seu querido kit desbloqueio. No caminho de volta, descendo as escadas rumo à saída…

CRASH! Nemesis pula pela janela pra dentro da delegacia.

A aparição anterior de Nemmy – descanse em paz, Brad – já havia nos deixado tensos, e esse susto é a cereja do bolo que dita o tom para o resto da aventura.

Muitas outras surpresas sucederam aquela, mas a janela merece destaque por ser o baque original.

3. Espelho, espelho meu (Resident Evil 2)

Claire na Frente do Espelho em Resident Evil 2

Deve dar um belo nervoso encarar aqueles espelhos falsos de delegacia sem saber quem tá lá espiando do outro lado. E Resident Evil 2 criou uma sacada legal com isso.

Na sala de interrogatório, aparentemente vazia, Leon e Claire encontram um dos itens-chave para a resolução do labirinto e um ou outro suprimento. Missão cumprida, agora é sair e…

CRASH! Um Licker pula pelo espelho falso pra dentro da sala.

Se é que você não tacou o controle pro alto no susto, ainda tem que encarar o bicho (ou disparar dali feito Usain Bolt).

2. Portas? Quem precisa de portas? (Resident Evil 2)

Mr. X Quebra a Parede em Resident Evil 2

Era só a repetição de um puzzle que já havíamos solucionado no cenário anterior. Acende o troço ali com o isqueiro, gira as três maçanetas na ordem e pronto, só ir buscar a engrenagem no outro lado da sala. E então…

BOOM! Mr. X literalmente atravessa a parede.

O susto é ótimo pela manipulação calculadíssima das expectativas do jogador, que muito provavelmente tava ali só no piloto automático tentando seguir uma parte do jogo que julgava ser a mesma de antes.

Mas ufa, pelo menos agora o pior já passou. Né?

1. Desmaio duplo (Resident Evil 2)

Mr. X Resident Evil 2 Remake

Tá mais acalmado o coração depois do susto anterior? Já dá pra respirar um pouco? Bora sair dessa sala horrível, então. Agora voltando a pensar nas próximas tarefas, passando em volta da sala pelo corredor, e…

BOOM! Mr. X atravessa a parede mais uma vez.

Esse susto é genial demais pelo momento em que ocorre. A gente tá tão vulnerável e traumatizado com aquele estouro de concreto que nossa mente nem chega a cogitar uma reprise no minuto seguinte. E é justamente isso que acontece.

O susto duplo seria um recurso manjado se fosse abusado o tempo todo, mas como acontece só essa vez – bem, essas duas vezes –, o impacto é certeiro, e o momento é um dos mais memoráveis de toda a série.

Malditos designers sádicos.

E aí, algum susto importante ficou de fora? O primeiro zumbi, talvez, pela importância na série, mas preferimos deixá-lo para nosso Top 9 cenas de Resident Evil. E os Regenerators de Resi 4?

Acho que vamos ter que fazer uma sequência desse artigo, por mais que ela nos faça cutucar essas feridas horríveis de novo.

(Eba!)

Até mais!

Zerados Recentemente

Mande sua Opinião!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui